Normas

 

Normas para o resumo

 

  • Título do trabalho centralizado, caixa alta, fonte Times New Roman, tamanho 12.
     
  • Nome do autor e co-autor (se houver) alinhados à direita, em fonte Times News Roman 11 (sobrenome em caixa alta). Abaixo de cada nome deverá constar endereço de e-mail e instituição do(s) autor(es).
     
  • Texto entre 150 e 200 palavras, contendo objetivo(s) do trabalho, fundamentação teórica, metodologia de trabalho, resultados (finais ou parciais). Fonte Times New Roman 12, espaçamento simples, formato Word 2003.
     
  • Resumos fora das normas ou fora do prazo de submissão não serão avaliados.


Normas para elaboração e apresentação de pôster

1) O pôster deve ser confeccionado apenas depois que o trabalho obtiver a carta de aceite.
2) Tamanho do pôster: Largura: de 90cm (no máximo). Altura: de 1m (no máximo).
3) Os pôsteres serão apresentados no horário das 14 às 15h do dia 04/07/2013. Os certificados serão enviados por e-mail.
4) É obrigatório que o título do trabalho no pôster seja o mesmo do título do resumo enviado à Comissão do I Colóquio de Tradução e Autoria.
5) No pôster deve constar: título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es) e do orientador, departamento, instituição do(s) autor(es), cidade, estado e os dados da pesquisa.
6) Usar fonte (letras) simples e com tamanho que permita a leitura rápida e a dois metros de distância.
7) Quando possível, utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas, gráficos e esquemas possíveis, respeitando a área de pesquisa, é claro.
8) Organizar as informações de modo que as idéias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas e utilizar todos os recursos disponíveis para o pôster despertar o interesse do público.
9) Os autores devem lembrar de trazer fita crepe para fixar o pôster (lembrando que o pôster não pode ser muito pesado).
10) Os autores devem permanecer no local, ao lado de seus pôsteres, para dialogar com o público e discutir pontos específicos de suas pesquisas.

Normas para publicação do artigo

Esta seção apresenta as normas para publicação de artigos científicos para quem está inscrito na modalidade: com apresentação de trabalho.

Normas para publicação de trabalhos

Os trabalhos devem ser enviados de 13/06 a 30/06 de 2013 e serão publicados na Revista Letras Raras (ISSN: 2317-2347) 150.165.111.246/revistarepol/index.php/RLR/index, periódico semestral da Unidade Acadêmica de Letras (CH/UFCG), que cede espaço para a divulgação de trabalhos produzidos também por estudantes de graduação.

Endereço de envio do artigo: coloquiotradufcg@gmail.com.

O assunto do e-mail deve ser: “artigo + o nome do autor”.

Anexar o artigo contendo de 4.000 a 8.000 palavras.

Os trabalhos devem conter as seguintes características gerais de formatação: página A-4, fonte Times New Roman, tamanho 12, margens 2,5 cm, espaço 1,5, alinhamento justificado, em documento do Word na versão 97-2003 e na versão 2007, parágrafos com recuo de 1,5 cm na primeira linha e espaçamento de 0,6 pt entre eles.

O trabalho completo deve ser apresentado, considerando-se os seguintes itens:

 

1. O título centralizado, no topo da página, tamanho 14, caixa alta e negrito.
2. O(s) nome(s) do(s) autor(es), a dois espaços simples abaixo do  título,  alinhado  à  direita,  tamanho  11,  indicado(s)  por asterisco, em nota de rodapé, a(s) titulação(ões), filiação(ões) institucional(ais)  e  e-mail  para  contato.
3.  O termo Resumo, em negrito, tamanho 10, a dois espaços simples abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), seguido por dois pontos e um texto digitado em parágrafo  único, tamanho 10, espaço simples, alinhamento justificado, contendo de 150 a 200 palavras, em português – o mesmo submetido para apresentação no Colóquio.
4. A expressão Palavras-chave, em negrito, tamanho 10, abaixo da última linha do Resumo, seguida de dois pontos e de três a cinco palavras, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.
5. O termo Abstract, em negrito, a um espaço simples abaixo das Palavras-chave, seguido por dois pontos e uma versão em língua inglesa do resumo, contendo as mesmas características estruturais descritas no item 3.
6. Divisões internas do corpo do trabalho, grafadas na mesma fonte e corpo do texto, em negrito, alinhadas à esquerda e numeradas a partir de 1. Exemplo: 1 Introdução.
7. A primeira divisão interna a dois espaços simples da palavra Keywords e o parágrafo inicial a um espaço simples da primeira divisão interna.
8. As demais divisões internas, incluindo as Referências (assim grafadas), a dois espaços simples do parágrafo precedente, seguidas pelo texto a um espaço simples.
9. Citações com até três linhas inseridas no corpo do texto, entre aspas duplas, complementadas da seguinte forma:
a) para fazer referências às idéias do autor: ... conforme Blondeau (2003, p. 15);
b) para referências após a citação: ... (BLONDEAU, 2005, p. 15);
10. Citações com mais de três linhas apresentadas em margem própria, a um espaço simples dos parágrafos anterior e posterior, com recuo de 4,0 cm da margem esquerda, espaço simples, corpo 11, sem aspas, nem itálico, seguidas da referência entre parênteses, conforme exemplo: (BLONDEAU, 2005, p. 15).
11. As notas explicativas (se necessário) inseridas ao final de cada página, numeradas a partir de 1.  Não utilizar as notas explicativas para referências.
12. Itálico para ênfase, termos estrangeiros, neologismos, títulos de livros e periódicos.
13. Tabelas, gráficos, quadros ou ilustrações (se houver) numerados e identificados, com título ou legenda, tamanho 10 (apenas as iniciais em maiúsculas), e referenciados, ao longo do texto, de forma abreviada: Tab. 1, Tab. 2, Fig. 1, Fig. 2 etc.
14.  Referências, ao final do texto, em ordem alfabética, sem numeração das entradas, alinhadas somente à margem esquerda, em espaço simples e separadas entre si por espaço simples. (Ver alguns exemplos após o item 16).
15. O texto deve ter entre 4.000 e 8.000 palavras, englobando todos os itens acima, como também as Referências.
16. Não incluir anexos.
Alguns exemplos de Referências:
Livro:
SOBRENOME DO AUTOR, Nome abreviado. Título do livro (em itálico): (subtítulo, se houver). Edição. Local de publicação: Editora, Data.
Exemplo: BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

Capítulo de livro:

SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Nome abreviado. Título do capítulo: (subtítulo, se houver). In: SOBRENOME DO AUTOR DO LIVRO, Nome abreviado. Título do livro (em itálico): (subtítulo, se houver). Local de publicação: Editora, Data, páginas inicial e final do capítulo.
Exemplo: THERRIEN, J. O saber do trabalho docente e a formação do professor. In: SHIGUNOV NETO, A.; MACIEL, L. S. B. (Org.). Reflexões sobre a formação de professores. Campinas: Papirus, 2002, p. 103-114.

Artigo de periódico:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome abreviado. Título do artigo: (subtítulo, se houver). Nome do periódico (em itálico), local de publicação, número do volume, número do fascículo, páginas inicial e final do artigo, mês e ano da publicação.
Exemplo: GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. Política e Administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997.

Trabalho Acadêmico:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome abreviado. Título (em itálico): (subtítulo, se houver). Local e ano da defesa ou da apresentação. Número de folhas ou volumes. Categoria (Tese, Dissertação ou Monografia) (Grau Acadêmico, entre parênteses) – Vínculo Acadêmico/Instituição de Ensino.
Exemplo: CARRARA, A. A. Agricultores e pecuária na capitania de Minas Gerais (1674-1807). Rio de Janeiro, 1997. 230f. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Observação: Para as demais regras não esclarecidas aqui, seguir normas atualizadas da ABNT.